
A urca é um tipo de navio redondo utilizado durante os Séc. XV, XVI e XVII, mas cujas caraterísticas exatas não são descritas em nenhum autor da época.
O Padre Fernando Oliveira afirma no seu Livro da Fábrica das Naus que urca é a designação alemã dos navios que no mediterrâneo se designava “carracas”, e na Península Ibérica se designavam “nau”.
As carracas eram navios de velas redondas e borda alta, e possuíam três mastros. Os primeiros exemplares tinham uma capacidade de 200 a 600 toneladas, mas na época os portugueses a utilizavam para transportar pertrechos de guerra: armas, munições, máquinas e ferramentas.
Fontes: Wikipedia, oguialegal
Urca
[Do neerl. médio hulke, pelo fr. hourque.]
Substantivo feminino.
1.Ant. Embarcação do séc. XVII, de dois ou três mastros, de velas redondas ou latinas, com um grande porão para transporte de carga, e que passou, com o tempo, a chamar-se charrua:
“Trazia-os a seu bordo a urca flamenga que dava pelo nome romanesco de ‘Grifo Dourado’, e teve o mau gosto de naufragar junto do porto de chegada.” (Afonso Arinos, Lendas e Tradições Brasileiras, p. 74.)
2.Fig. Mulher gorda e feia.
Adjetivo de dois gêneros.
3.Bras. N. Grande, avantajado





