Interessantíssimo - II

Queridos amigos:
Esta é uma matéria muito interessante que saiu na Veja Rio - Edição 39 de 05/03/08. Como tenho andado muito ocupada, só agora tive tempo para ler a matéria.
Apesa de longa, há fatos curiosos, engraçados, interessantes... vale a pena conferir. Beijos,
Márcia

Histórias cariocas
Do duelo por questão de honra na Praia de Ipanema ao dia em que Tarzan fugiu de uma vaca, oitenta casos supreendentes que aconteceram na cidade
Lívia de Almeida de Rogério Durst

HISTÓRIA

1 O colunista social Ibrahim Sued levou bola preta e até mesmo o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi barrado como sócio do Rio de Janeiro Country Club. Apesar de tão fechado, o clube não é à prova de micos. Em 1931, o príncipe de Gales, futuro Eduardo VIII, curou uma dor-de-cotovelo com um porre que terminou com um banho na piscina, de farda e tudo.
Rua Prudente de Moraes, 1596, Ipanema.

2 A Escola Municipal Alberto Barth, construída em 1907, foi fechada em 1939 para servir de Tribunal de Segurança Nacional, onde se realizaram os julgamentos dos acusados de liderar a Intentona Comunista de 1935 e o Golpe Integralista de 1938. Entre os réus, estava o líder esquerdista Luís Carlos Prestes, defendido pelo advogado Sobral Pinto, um católico fervoroso.
Avenida Oswaldo Cruz, 124, Flamengo.

3 A Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi a primeira da América do Sul a ter ar-condicionado, em 1958. Houve críticas. Em resposta, o padre Leovegildo Balestieri fez um sermão enérgico, afirmando que "quem gosta de lugar quente é o diabo no inferno".
Rua Visconde de Pirajá, 339, Ipanema.

4 Em 25 de setembro de 1893, uma bala de canhão do encouraçado Aquidabã, em ação durante a Revolta da Armada, atingiu em cheio o alto da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, provocando a queda de uma imagem da santa de mármore de uma altura de 25 metros. Apesar do impacto, a escultura sofreu danos leves. Tanto a santa quanto a bala de canhão (conservada em um nicho da parede) ainda estão lá para contar a história.
Rua do Ouvidor com Travessa do Comércio, Centro.













5 Sabe-se pouco sobre o castelo mourisco, uma das dez primeiras casas de Ipanema, construído em 1904 por encomenda do cônsul sueco Johan Edward Jansson, mas o suficiente para que a imponente mansão, já desaparecida, tenha marcado a história do bairro. Nos anos 60, a badalada faixa de areia entre as ruas Rainha Elizabeth e Francisco Otaviano tornou-se conhecida como Castelinho, mesmo nome do bar do outro lado da rua onde batiam ponto beldades e intelectuais.
Esquina da Avenida Vieira Souto com a Rua Joaquim Nabuco, Ipanema.

6 O edifício A Noite, localizado na Praça Mauá, foi o primeiro espigão de concreto armado da cidade, com 22 andares – equivalentes, devido ao pé-direito alto, a trinta pavimentos de hoje. Joseph Gire, autor do projeto, havia sido o arquiteto do hotel Copacabana Palace. No prédio, concluído em 1930, funcionaram a redação do jornal A Noite e, mais tarde, a Rádio Nacional.
Praça Mauá, 7, Centro.

7 O pai do compositor Braguinha, Jerônimo Braga, foi diretor da Fábrica de Tecidos Confiança, em Vila Isabel, a mesma imortalizada por Noel Rosa na canção Três Apitos. Hoje, a construção, erguida em 1894, é ocupada por um supermercado.
Rua Maxwell, 300, Vila Isabel.

8 Fundada pelo empresário checo Fred Figner, a Casa Edison se tornou em 1902 a primeira gravadora de discos do Brasil, ao lançar modinhas nacionais cantadas por Baiano e com acompanhamento da Banda do Corpo de Bombeiros sob a regência de Anacleto Medeiros. Os discos, até 1912, eram gravados no estúdio carioca e prensados na Europa.
Rua do Ouvidor, 105/107, Centro.

9 O tenente Dilermando de Assis morava com o irmão na Estrada Real de Santa Cruz, 214 (atual Avenida Dom Hélder Câmara), no bairro da Piedade. No dia 15 de agosto de 1909, um domingo, o escritor Euclides da Cunha, cuja mulher, Ana, o havia abandonado por causa de Assis, chegou armado a sua casa. Houve troca de tiros e o autor de Os Sertões morreu. Dois anos depois, Assis seria absolvido pela Justiça.
Avenida Dom Hélder Câmara, Piedade.

10 Nos anos 50, quando não existiam motéis na capital, apartamentos de dois prédios da pequena Rua Carvalho de Mendonça, em Copacabana, eram alugados para servir de garçonnière. Foi assim que a ruazinha ganhou o apelido de "Beco do Joga-a-Chave-Meu-Amor".
Rua Carvalho de Mendonça, Copacabana.

11 Na Rua Camerino foi criado em 1907 o primeiro posto público de assistência médica do Brasil, uma iniciativa do prefeito Souza Aguiar. Como a população não conhecia o serviço, que incluía ambulâncias importadas da França, a prefeitura contratou atores que faziam performances educativas pela cidade. Um fingia passar mal e caía na rua. Quando juntava gente, outro gritava: "Não mexam no doente, chamem a assistência".
Rua Camerino, no quarteirão próximo à Avenida Marechal Floriano, Centro.

12 Na noite de 18 de fevereiro de 1933, desembarca do vapor Mocanguê o Rei Momo, recebido calorosamente pela multidão na praça do Cais do Porto. Quem encarnou pela primeira vez a figura máxima do Carnaval foi Francisco Moraes Cardoso, redator de turfe de A Notícia, jornal que bancou a festa. Até então, o rei da folia era um boneco de papelão levado pelas ruas para abrir o Carnaval.
Cais do Porto, Praça Mauá.

13 Em 1965, o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, decidiu converter a casa da guarda do Palácio Princesa Isabel em uma escola pública. Batizou-a de Anne Frank, em homenagem à adolescente judia que havia morrido em um campo de concentração. Na inauguração, ao subir a escadaria de acesso ao colégio, Lacerda teria olhado para o outro lado da rua e percebido que exatamente na frente do prédio estava sendo construída a nova sede da Embaixada da Alemanha. Só lhe restou exclamar "que gafe!" e encurtar a cerimônia.
Rua Pinheiro Machado, 190, Laranjeiras.

14 O playboy Jorge Guinle contou em sua autobiografia que seduziu a estrela americana Rita Hayworth em 1962, quando ela passava o Carnaval na cidade. Eles teriam feito seu ninho de amor em uma embarcação guardada na garagem do Iate Clube do Rio de Janeiro.
Avenida Pasteur, 333, Urca. Felipe Goifman













15 O arquiteto suíço Le Corbusier chegou ao Rio no dia 13 de julho de 1936, a bordo do dirigível Hindemburgo. Ele desembarcou no hangar de Santa Cruz, onde o aguardavam arquitetos envolvidos no projeto de construção do novo prédio do Ministério da Educação, no Centro, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Hangar do Zeppelin, Base Aérea de Santa Cruz, Rua do Império, s/nº.

16 Freqüentada pelos Mayrink Veiga e pelos Souza Campos, entre tantos outros sobrenomes da alta-roda, a boate Vogue pegou fogo em 1956, dez anos depois de inaugurada. Era o centro nervoso da sociedade carioca. Na cozinha, o bielo-russo Gregoire Belizanski introduziu receitas que caíram no gosto dos cariocas, como o frango à kiev. Havia três versões do menu. Uma delas era absurdamente cara, para afastar os clientes indesejáveis.
Canteiro central da Avenida Princesa Isabel, em Copacabana.

17 Sucesso primeiro na Vogue, o pianista Sacha Rubin abriu sua própria casa em 1954, o Sacha’s. Sentado ao instrumento, com o copo de uísque do lado e um cigarro no canto da boca, ele costumava saudar os clientes executando suas músicas favoritas. No auge do calor do verão, o escritor Rubem Braga ia dormir na boate, por causa do ar-condicionado.
Avenida Atlântica, 928, Copacabana.













18 Em 1955, os irmãos Milton, Jaime e João Ponce começaram a produzir e vender biscoitos de polvilho na padaria Globo, em Botafogo. O biscoito Globo, como ficou conhecido, virou sucesso ao ser vendido por ambulantes nas praias e tornou-se um símbolo da cidade. A padaria deu lugar a um prédio residencial.
Rua São Clemente, 29, Botafogo.

19 O Arco do Teles é o que sobrou da residência da família Teles de Menezes, destruída por um incêndio em 1790. Conta-se que, no início do século XIX, esse era o ponto preferido da lendária prostituta Bárbara dos Prazeres. Ela foi acusada de assassinar dois amantes e também de praticar bruxaria para conservar sua beleza.
Arco do Teles, Praça Quinze, Centro.

20 Houve um duelo, por questão de honra, na faixa da Praia de Ipanema conhecida como Posto 8. No dia 8 de julho de 1906, às 8h30, o senador Pinheiro Machado e o redator-chefe do jornal Correio da Manhã, Edmundo Bittencourt, postaram-se a dez passos de distância, um diante do mar e o outro olhando os morros. O senador levou a melhor, ferindo o jornalista à altura do ilíaco.
Posto 8 de Ipanema, na altura da Rua Gomes Carneiro.

21 O mesmo Pinheiro Machado, uma das mais poderosas figuras do início da República, encontraria um fim violento às 16h30 do dia 9 de setembro de 1915, no Hotel dos Estrangeiros, onde estava para visitar a um amigo. Enquanto se dirigia ao salão de leituras, foi apunhalado pelas costas. Sua última palavra, dita ao assassino, um padeiro desempregado, segundo informam jornais da época: "Canalha!".
Rua Senador Vergueiro, em frente à Praça José de Alencar.

22 Depois de passar três dias sob o poder de seqüestradores que negociavam a libertação de um grupo de quinze presos políticos, o embaixador dos Estados Unidos Charles Elbrick foi libertado no fim da tarde de 7 de setembro de 1969 na Tijuca.
Largo da Segunda-Feira, Tijuca.















23 Em 1811, desembarcaram na cidade 300 trabalhadores chineses encarregados de plantar chá, noz-moscada e outras especiarias no Real Horto Botânico da Lagoa. Instalados em um rancho no Alto da Boa Vista, eles costumavam consumir ópio admirando a paisagem. O lugar ficou conhecido como Vista Chinesa e ganhou, em 1905, um quiosque de ferro fundido.
Estrada da Vista Chinesa, s/nº, Alto da Boa Vista.

24 Da sacada do Paço Imperial, dom Pedro I anunciou ao povo sua decisão de permanecer no Brasil. Mas o famoso discurso do Dia do Fico, lido em 9 de janeiro de 1822, não surgiu de improviso e tampouco ganhou corpo no imóvel da Praça Quinze. Foi escrito na cela de um frade no Convento de Santo Antônio, próximo do Largo da Carioca.
Morro de Santo Antônio, Centro.

25 De 1908 ao fim dos anos 40, o High Life Club ficou conhecido pelos seus animadíssimos bailes de Carnaval.
Rua Santo Amaro, 28, Catete.

26 Na Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Parque da Catacumba, funcionou no final dos anos 60 o tobogã, um empreendimento do empresário Ricardo Amaral que fez enorme sucesso. Para deslizar pelo escorrega ondulado usava-se um tapete de cânhamo.
Parque da Catacumba, Lagoa.

27 O hambúrguer, com essa denominação, foi introduzido na vida carioca em 1952, com a inauguração da pioneira loja do Bob’s, fundada pelo tenista americano Robert Falkenburg, campeão do Torneio de Wimbledon. Um sucesso. A primeira lanchonete da cidade atraiu clientes como o compositor Villa-Lobos. No menu também estavam outras novidades: milk-shake, cachorro-quente e sundae. Ela funciona até hoje.
Rua Domingos Ferreira, 236, Copacabana.

28 Um forte estrondo despertou os moradores de Laranjeiras durante a madrugada de 21 de fevereiro de 1967. Depois de um temporal, um deslizamento de terra destruiu uma casa e dois prédios de apartamentos. Entre os 120 mortos da tragédia estava o jornalista Paulo Rodrigues – irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues –, sua mulher, duas filhas e a sogra.
Rua Cristóvão Barcelos, Laranjeiras.

29 Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral deixaram Lisboa no dia 30 de março de 1922. Depois de muitos percalços por causa do mau tempo e da troca de aeronaves, aterrissaram seu hidroavião no Rio em 17 de agosto, concluindo a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Baía de Guanabara, em frente à Ilha das Enxadas.

30 Em 1922, o presidente Epitácio Pessoa decidiu desapropriar um terreno no lado ímpar da Rua Jardim Botânico, onde ficavam as plantas da região amazônica. De uma penada, o parque florestal teve seus 171 hectares reduzidos para os 117 atuais. No local da desapropriação foi instalado o prado de corridas do Jockey Club.
Rua Jardim Botânico, 1003, Jardim Botânico.

31 João Batista Drummond, o barão de Drummond, teve uma engenhosa idéia para manter o Jardim Zoológico instalado em Vila Isabel. Criou uma loteria com 25 animais, que estreou com um animado passeio de convidados da sociedade carioca e jornalistas ao zôo no dia 4 de julho de 1892. Deu avestruz na cabeça. Já no dia 23, um delegado de polícia contestava a legalidade da nova loteria, que ficou conhecida como jogo do bicho e se tornaria um dos focos da criminalidade no Rio de Janeiro.
Rua Visconde de Santa Isabel, 272, Vila Isabel.

32 No Morro da Providência está a favela mais antiga da cidade, cuja construção foi iniciada em 1897 por veteranos da campanha contra Antonio Conselheiro. Até hoje existe no alto da colina um oratório com uma imagem de Jesus Cristo que se acredita ter vindo da igreja de Canudos.
Morro da Providência, Centro.

33 Em dezembro de 1998, a boate GLS Le Boy ganhou manchetes pelo mundo quando o ministro da Indústria e Comércio da Inglaterra, Peter Mandelson, estrela em ascensão do governo de Tony Blair, foi flagrado sacudindo o esqueleto na pista de dança.
Rua Raul Pompéia, 102, Copacabana.





















34 Ao voltar de um comício, no dia 5 de agosto de 1954, o jornalista Carlos Lacerda foi alvejado na porta do edifício onde morava, em Copacabana. Um dos oficiais encarregados de sua segurança, o major da Aeronáutica Rubens Vaz, foi morto. Lacerda ficou ferido no pé. O atentado agravou ainda mais o quadro político, que culminou, dezenove dias depois, com o suicídio do presidente Getúlio Vargas no Palácio do Catete.
Rua Toneleros, 180, Copacabana.

35 A primeira construção feita por homem branco em terras cariocas é anterior à fundação da cidade. Em 1503, foi erguida uma casa de pedra para abrigar o feitor encarregado de cuidar da exploração de pau-brasil, destruída por uma ressaca no século XVII. Foram encontrados vestígios de suas fundações durante a urbanização do Rio, no início do século passado.
Rua Cruz Lima com Praia do Flamengo, no Flamengo.

36 O poeta Olavo Bilac protagonizou na Rua da Passagem, em Botafogo, possivelmente o primeiro acidente automobilístico da cidade, em 1901. Ao volante do carro, importado da França por seu amigo José do Patrocínio, ele perdeu o controle e bateu contra árvores. Em crônica publicada quatro anos depois, Bilac não faz referência ao sinistro, mas descreve o primeiro veículo como feio, pequenino e amarelo: "Hoje os automóveis já são dez ou doze, e ninguém se deixa embasbacar pelo espetáculo dessas carruagens milagrosas".
Rua da Passagem, Botafogo.

37 No terreno hoje ocupado pelo Clube Federal, existiu um quilombo até a época da Abolição. Os fugitivos costumavam se abrigar em uma gruta.
Rua Timóteo da Costa, 988, Alto Leblon.

38 O Copacabana Palace foi palco de um rumoroso crime passional. Em 23 de maio de 1928, o presidente Washington Luís levou um tiro de sua amante, a italiana Elvira Vishi. Ele sobreviveu ao atentado, depois de submetido a uma cirurgia de abdômen, e seria deposto do cargo dois anos e meio mais tarde.
Avenida Atlântica, 1702, Copacabana.

39 Carlota Joaquina, mulher de dom João VI, detestou a idéia de se mudar com a família para a Quinta da Boa Vista. Entre 1810 e 1818, morou em uma chácara no Caminho Novo de Botafogo, na beira da praia. Mais tarde, foi para outra casa em Laranjeiras.
Rua Marquês de Abrantes, esquina com Praia de Botafogo.

40 Três explosões em pouco mais de dez anos acabaram com a Fábrica de Pólvora da Lagoa, fundada em 1813. Em 1826, dom Pedro I considerou mais seguro removê-la para a Serra da Estrela, em Magé. Seis anos depois, os prédios e oficinas da antiga fábrica passaram a fazer parte do Jardim Botânico. Algumas ruínas ainda podem ser vistas por lá. Na área do antigo depósito, por exemplo, funciona um playground.
Rua Jardim Botânico, 920, Jardim Botânico.

41 Viajantes do início do século XIX descrevem lavadeiras que cantavam fados enquanto trabalhavam nas imediações da Praia da Lagoa. O local ficou conhecido como Fonte da Saudade, e a fonte de água potável original ainda existe.
Ao lado do número 111 da Rua Fonte da Saudade.

42 O Largo do Rocio, onde atualmente fica a Praça Tiradentes, foi palco em 1859 de uma revolução no sistema de transportes da cidade: dali partiu o primeiro bonde a circular por suas ruas. Puxado por burros, o veículo ia até o Alto da Boa Vista. Os animais fizeram o trabalho por três anos. Em 1862, foram substituídos por máquinas a vapor.
Praça Tiradentes, Centro.

ESPORTE

43 O primeiro clube de futebol da cidade, o Fluminense, foi fundado no palacete de Horácio da Costa Santos no dia 21 de julho de 1902, durante um encontro de vinte jovens de conhecidas famílias da sociedade carioca.
Rua Marquês de Abrantes, 51, Flamengo.

44 Criado em 1908, em um casarão da Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, o Esporte Clube Mangueira foi o maior saco de pancadas da história do futebol carioca. Seu insuperável vexame aconteceu em 30 de maio de 1909, quando perdeu para o Botafogo por 24 a 0, na maior goleada já registrada na competição estadual. Só Gilbert Hime marcou nove gols. E olhe que na época as partidas só duravam 80 minutos. O jogo teve como palco o antigo campo botafoguense, no Largo do Humaitá. Até 1924, quando deixou de existir, o Mangueira somou 96 derrotas em 118 partidas.
Rua Voluntários da Pátria, na altura do Largo do Humaitá.
















45 O Circuito da Gávea era a principal competição automobilística da cidade entre 1933 e 1954. O trajeto de rua tinha largada na Rua Marquês de São Vicente. Acidentado e sinuoso, o percurso incluía as curvas da Avenida Niemeyer e da Estrada da Gávea. Acidentes graves aconteciam. Em 1935, o piloto Irineu Correia, campeão do ano anterior, subiu no meio-fio em uma curva na Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon, e morreu depois de cair dentro do canal.
Ruas Marquês de São Vicente e Visconde de Albuquerque, Avenida Niemeyer e Estrada da Gávea.

46 Em 26 de janeiro de 1930, o Estádio Vasco da Gama, conhecido como São Januário, teve seu dia de Coliseu. Foi uma grande festa para comemorar a conquista do campeonato do ano anterior. Houve apresentações de ginástica pelo Corpo de Bombeiros, exibições de cavalaria pela Polícia Militar e uma partida de futebol feminino com famosas artistas de teatro como Araci Cortes e Elza Gomes. O grande espetáculo mesmo aconteceu no encerramento, quando o time vencedor deu voltas pelo campo em duas bigas construídas especialmente por um cenógrafo.
Estádio Vasco da Gama, Rua General Almério de Moura, 131, São Cristóvão.

47 O frescobol foi inventado no Posto 2, na faixa de areia próxima do Copacabana Palace, em 1945. Dono de uma fábrica de móveis e esquadrias, Lian Pontes de Carvalho se distraía à beira-mar rebatendo uma bola de tênis com pedaços de madeira. Morador do prédio 1496 da Avenida Atlântica – já demolido –, ele foi pioneiro na fabricação de raquetes.
Avenida Atlântica, 1496, entre as ruas Rodolfo Dantas e Duvivier.

48 A fábrica de tecidos Aliança, aberta em 1880 em Laranjeiras, atraiu para o bairro imigrantes portugueses, que traziam de seu país o gosto pelas touradas. Daí que, em 1903, foi inaugurada na região uma grande arena de touros. No terreno atualmente existe um posto de gasolina.
Esquina das ruas Ipiranga e das Laranjeiras.

ARTE E CULTURA

49 Em 12 de fevereiro de 1996, quando esteve no Rio para gravar o videoclipe de They Don’t Care about Us, dirigido por Spike Lee, na Favela Santa Marta, o cantor Michael Jackson foi o protagonista de uma perseguição pelos céus da cidade. Dois helicópteros que levavam o astro e alguns amigos para um passeio foram seguidos por outras três aeronaves com fotógrafos em busca da melhor imagem. A perseguição se acirrou quando todos sobrevoavam a Avenida Niemeyer e, nervosos, os pilotos trocaram xingamentos pelo rádio. Em terra, as pessoas acenavam para o que parecia um desfile de helicópteros.
Avenida Niemeyer, Leblon.

50 O casarão construído pelo armador Henrique Lage nos anos 20 para sua mulher, a cantora lírica Gabriella Besanzoni, abriga hoje a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1967, Glauber Rocha usou a construção em estilo eclético como sede do governo da cidade de Alecrim, no fictício país de Eldorado, cenário de Terra em Transe, filme estrelado por Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha e Jardel Filho, entre outros.
Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico.

51 Em 1959, durante uma madrugada na boate Little Club, uma das quatro casas noturnas do Beco das Garrafas, em Copacabana, a cantora Dolores Duran, sozinha com um violão, compõe Fim de Caso, espécie de hino deprê ("Eu desconfio que o nosso caso está na hora de acabar"). Ela esboçou a letra com lápis de sobrancelha em um guardanapo.
Beco das Garrafas, Rua Duvivier, entre os números 21 e 37, no quarteirão da praia.

52 Na casa do advogado e bibliófilo Plínio Doyle, em 1964, começaram os encontros semanais literários que vieram a ser conhecidos como "sabadoyles". Dois assuntos eram proibidos: política e religião. Entre os freqüentadores, estavam os escritores Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Raul Bopp e Alphonsus de Guimarães Filho.
Rua Barão de Jaguaripe, 62, Ipanema.

53 Nos tempos em que passava pelo Bar Veloso em seu doce balanço a caminho do mar, Helô Pinheiro, a musa inspiradora de Garota de Ipanema, morava na rua que então se chamava Montenegro, atual Vinicius de Moraes. Helô era vizinha do bar que hoje leva o nome da música.
Rua Vinicius de Moraes, 22, Ipanema.






















54 O dancing Eldorado era freqüentado por artistas. Teria sido lá que o cantor Orlando Silva ouviu pela primeira vez o chorinho Carinhoso, executado pelo próprio compositor, Pixinguinha. Encantado, pediu a Braguinha que fizesse uma letra e gravou a música em 1937, com grande sucesso. O sobrado abriga hoje o Centro Cultural Carioca.
Rua do Teatro, 37, Centro.

55 O primeiro tango no Palácio do Catete, sede do governo federal até a mudança da capital para Brasília, aconteceu por iniciativa da primeira-dama Nair de Teffé, em 1914, durante uma recepção oficial nos últimos dias da gestão do presidente Hermes da Fonseca. No sarau, entre obras de Lizst e Gottschalk, foi executado o tango Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga. No dia seguinte, Rui Barbosa vociferava contra a escolha musical em discurso no Senado. "A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens", bradou.
Rua do Catete, s/nº, Catete.

56 Ainda na adolescência, a cantora Nara Leão começou a reunir nos salões de seu apartamento à beira-mar amigos que buscavam outro tipo de som. Logo o grupo cresceu e incluiu músicos como Roberto Menescal (seu professor de violão), Carlos Lyra e João Gilberto. Para muitos autores, foi ali que, em 1958, nasceu a bossa nova. Além de anfitriã, Nara tornou-se a musa do movimento.
Avenida Atlântica, 2856, Copacabana.

57 Um castelo das arábias abrigou a primeira biblioteca infantil da cidade, dirigida pela poeta Cecília Meireles a partir de 1934. Durante três anos, o Pavilhão Mourisco, como era conhecido, foi um centro cultural, com sala de brinquedos, sessões de cinema e livros ao alcance dos pequenos leitores. Com o Estado Novo, a biblioteca fechou. O pavilhão, construído em 1906 para servir de café-concerto, seria demolido em 1952 para a abertura do Túnel do Pasmado. Nesse local, fica hoje o Centro Empresarial Mourisco, onde funciona a redação de Veja Rio.
Praia de Botafogo, 501,s Botafogo.

58 Vinicius de Moraes e Tom Jobim foram apresentados pelo jornalista Lúcio Rangel em uma das mesas do bar da Casa Villarino, em 1956, e lá selaram sua primeira parceria: a peça Orfeu da Conceição.
Avenida Calógeras, 6, loja B, Centro.

59 Entre 1944 e 1966, o escritor Manuel Bandeira morou no Edifício São Miguel, onde ocupava dois apartamentos. Lá, além de ensaios e crônicas, traduziu peças como Mary Stuart, de Schiller, e Macbeth, de Shakespeare.
Avenida Beira-Mar, 406, Centro.

60 Dora Vivacqua ficou conhecida como Luz Del Fuego, ao dançar nua com duas cobras em circos e cabarés da cidade. Um escândalo. Em 1954, ela fundou o primeiro reduto naturista do Brasil, na Ilha Tapuamas de Dentro, a 2 quilômetros de Paquetá, na Baía de Guanabara, que passou a ser conhecida como a Ilha do Sol. Astros como Errol Flynn, Lana Turner e Glenn Ford passaram por lá. Em 1958, Jayne Mansfield e o marido foram barrados porque Jayne não queria se despir, como era obrigatório. As festas de Carnaval eram famosas. Cada convidado recebia um cabide numerado, daí o surgimento da expressão "festa do cabide". Mas a história não teve final feliz. Em 1967, a bailarina foi assassinada e seu corpo, lançado ao mar.
Ilha Tapuamas de Dentro, Baía de Guanabara.

61 O pintor Candido Portinari viveu e trabalhou entre 1943 e 1950 no Cosme Velho, onde criou a série Retirantes. Para fazer um gigantesco painel de 18 metros de largura por 3 metros de altura sobre Tiradentes, ele precisou construir um ateliê nos fundos da casa, projetado por Oscar Niemeyer.
Rua Cosme Velho, 353, Cosme Velho.

62 Jornalistas da revista Manchete, entre eles Rubem Braga, Paulo Mendes Campos e Fernando Sabino, costumavam tomar chope no Bar Jangadeiros, no fim dos anos 50. A musa do pedaço era uma certa Maria Antonieta Porto, mais conhecida como Mariinha pelos amigos e Tônia Carrero pelo público.
Rua Teixeira de Melo, 20, Ipanema.

63 Assis Valente, compositor baiano autor de Camisa Listrada, tentou se matar em 1941 ao pular do Corcovado, mas ficou preso em duas árvores. Acabaria se suicidando em 1958, ao tomar guaraná com formicida.
Morro do Corcovado.

64 Foi nas mesas do Bar Zeppelin que nasceu o jornal O Pasquim, lançado em 1969 por freqüentadores como Ziraldo, Jaguar, Millôr Fernandes e Paulo Francis.
Rua Visconde de Pirajá, 499, Ipanema.






















65 Extravagantes, os turbantes e chapéus de Carmen Miranda se tornaram sua marca registrada. No início da década de 20, ainda adolescente, a futura Pequena Notável foi trabalhar na loja La Femme Chic, onde aprendeu a modelar esses acessórios.
Rua do Ouvidor, 141, Centro.

66 ator e ex-astro do futebol americano Mike Henry veio ao Rio em 1966 para filmar Tarzan e o Grande Rio. Uma cena-chave da aventura acontecia no zoológico da Quinta da Boa Vista, onde o professor interpretado por Paulo Gracindo, grande amigo de Tarzan, é assassinado pela tribo dos homens-leopardo. O herói então vai correndo até a Amazônia em busca de vingança. Num intervalo das filmagens em São Cristóvão, Henry dava autógrafos a crianças quando uma vaca se soltou e avançou em sua direção. Foi uma decepção para o público mirim e virou piada na cidade o dia em que Tarzan correu da vaca.
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão.

67 Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos em 27 de dezembro de 1968, no auge do movimento tropicalista, sob o pretexto de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Depois de uma breve passagem pelo quartel da Polícia do Exército na Tijuca, ficaram dois meses detidos na Vila Militar, quartel do Exército no bairro de Deodoro.
Avenida Duque de Caxias, 1965, Deodoro.

68 O Salão Paris, a primeira sala de cinema regular do país, foi aberto em julho de 1897, na Rua do Ouvidor, pelo empresário Paschoal Segreto, em sociedade com o irmão e um bicheiro. Durante um ano, fez grande sucesso – até que um incêndio destruiu por completo a sala e os dois andares superiores.
Rua do Ouvidor 141, Centro.

69 O Centro é palco do primeiro grande sucesso do cinema "falado" com a estréia, em abril de 1910, no Cinematographo Rio Branco, da comédia musical satírica Paz e Amor. A fita tinha direção de Alberto Moreira e roteiro e letras de Antônio Simples (pseudônimo de José do Patrocínio Filho, o popular Zeca, filho do líder abolicionista). Durante as projeções, atores escondidos atrás da tela diziam os diálogos e interpretavam as canções.
Avenida Gomes Freire, 151 (antigos 13 a 19), Centro.

70 Em maio de 1985, trinta gatos-pingados desafiaram a chuva e subiram o Morro da Urca para assistir ao show de lançamento do compacto Louras Geladas, da banda RPM. Um deles era o cantor Ney Matogrosso. Meses depois, o grupo fazia sucesso no Brasil inteiro com um espetáculo dirigido e magnificamente iluminado por Ney.
Avenida Pasteur, 520, Urca.

71 Uma festa no Teatro Casa Grande, no Leblon, com a presença do então ministro da Justiça, Fernando Lyra, marcou o fim da censura no Brasil, no dia 29 de julho de 1985. Na platéia, o escritor Rubem Fonseca, o político Darcy Ribeiro e o humorista Chico Anysio. Doze anos depois, o imóvel – palco de debates políticos durante o regime militar – pegou fogo e, em 2004, começou a ser demolido para dar lugar ao Shopping Leblon.
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon. O terreno onde atualmente está instalado o BarraShopping era uma enorme área deserta, com 5?000 metros quadrados. Lá foi montada em 1970 a cidade cenográfica de Coroado, onde se passava a trama da novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, marco da teledramaturgia brasileira. Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca.

73 Em 1963, os atores franceses Jean-Paul Belmondo e Françoise Dorléac, irmã de Catherine Deneuve, filmaram em Manaus, Petrópolis, Rio de Janeiro e numa Brasília já inaugurada, mas ainda com muitas obras em andamento, a comédia de aventuras O Homem do Rio, dirigida por Philippe de Broca. Belmondo é o soldado Adrien Dufourquet, que vem ao Rio em busca de sua amada desaparecida, passeia, como diz um personagem, "num paraíso de mulheres, álcool e música" e encontra o compositor Zé Keti. Ao descobrir o paradeiro da namorada, entra num táxi nos Arcos da Lapa e diz: "Vamos para Brasília!". E lá vão eles.
Arcos da Lapa, Centro.

74 Casa dos Artistas é a melhor definição para o Solar da Fossa, pensão que funcionou em um imóvel colonial em formato de quadrilátero onde hoje é o Shopping Rio Sul. Por seus 85 apartamentos passaram os cantores Caetano Veloso, Gal Costa, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Zé Keti e Tim Maia, os escritores Paulo Coelho e Ruy Castro, o ator Cláudio Marzo e várias outras figuras.
Rua Lauro Müller, Botafogo.


















75 Nhô Anastácio Chegou de Viagem, o primeiro filme de comédia feito no Brasil, em 1908, teve como cenário o Palácio Monroe. O imponente imóvel, o primeiro a ser inaugurado na Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco), abrigou um pavilhão de exposições, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Estado-Maior das Forças Armadas. Foi demolido durante a construção do metrô, em 1976.
Avenida Rio Branco, Cinelândia.

CRIMES

76 No dia 2 de agosto de 1973, um bandido mascarado invadiu a casa onde estavam Maria da Conceição Ramirez da Costa com cinco de seus sete filhos e seqüestrou um deles, de 12 anos. O caso Carlinhos, como ficou conhecido, ganhou enorme repercussão nacional e é um mistério até hoje.
Rua Alice, 1606, Santa Teresa.

77 Em 14 de julho de 1958, a estudante Aida Curi, de 18 anos, morreu ao cair do 12º andar do edifício Rio Nobre, na Praia de Copacabana, depois de ter sido levada até lá pelo playboy Ronaldo Guilherme Castro. Acusado de estupro e assassinato, ele foi condenado a oito anos e nove meses de reclusão. Também julgados pelo crime, o porteiro Antonio João de Souza foi absolvido, e o menor de idade Cássio Murilo ficou detido até a maioridade. O caso foi rumoroso por envolver um bem-nascido da Zona Sul. Por sinal, os óculos escuros usados de Ronaldo viraram sucesso de vendas.
Avenida Atlântica, 3388, Copacabana.

78 Em 1962, José Miranda Rosa, o "Mineirinho", apontado como o inimigo público número 1, carregava condenações por assaltos a mão armada, assassinatos e tráfico – era o dono das bocas-de-fumo da Mangueira – que, somadas, chegavam a 107 anos de prisão. Ao escapar do manicômio judiciário em 23 de abril, desencadeou uma caçada policial sem precedentes em toda a cidade. Uma semana depois, ele foi encontrado morto com treze tiros de metralhadora, jogado num capinzal a 5 metros da estrada.
Estrada Grajaú–Jacarepaguá, quilômetro 4.

79 O alto da Ladeira do Sacopã, na Lagoa, tem sido alvo de operações para reprimir traficantes do Morro dos Cabritos. Não é a primeira vez que o local rende noticiário policial. No dia 7 de abril de 1952, foi encontrado dentro de um Citroën preto o corpo do bancário Afrânio Arsênio de Lemos, assassinado a tiros e coronhadas. Acusado do crime da Sacopã, como ficou conhecido o caso, o tenente Jorge Alberto Franco Bandeira, namorado da ex de Afrânio, pegou quinze anos de prisão. Depois de cumprir metade da pena, ele foi libertado. Até morrer, aos 77 anos, o tenente Bandeira afirmava ser inocente.
Ladeira do Sacopã, s/nº, Lagoa.

80 Depois de uma festa, no dia 24 de julho de 1977, o corpo da jovem Claudia Lessin Rodrigues foi encontrado no costão da Avenida Niemeyer. A tragédia causou grande impacto: ela teria sido morta no apartamento de Michel Frank, no Leblon. Com a ajuda do cabeleireiro George Khour, Frank tentou ocultar o corpo.
Rua Desembargador Alfredo Russel, 70, Leblon

Imprima essa página



     Visite nosso site sem qualquer compromisso inicial !