AQUI VAI UMA IMPORTANTE DICA DA HELENA
DA G.B.INTERNACIONAL
EU JÁ VI MUITO TOUR SUCEDIDO CAIR NUM
SEGUNDO POR ACABAR DESTA MANEIRA


Gerardo, não sou guia mas uma dica que você pode incluir para os iniciantes, pois existem alguns guias que mesmo antigos ainda fazem isso... "jamais solicitar gorjeta à um cliente", pois trata-se de um bônus e não uma obrigação do cliente

Outras......

# PEDIR PARA O MOTORISTA QUE É MAIS POBRE QUE NÓS
# INVENTAR PARENTE DOENTE, PROBLEMA PESSOAL, ENFIM, CHORAR MISÉRIA
# COLOCAR DINHEIRO NA MÃO ASSIM O PAX PENSA QUE FOI DADO POR OUTRO PAX E IMITA A SITUAÇÃO (E MUITAS VEZES "SACA" A SITUAÇÃO)
# FAZER COMENTÁRIOS TRISTES DO PAIS E DA ECONOMIA COM SEGUNDAS INTENÇÃO
# MOSTRAR (OH MY GOD!) CONTAS A PAGAR!


Bruno Casalini enviou interessantes dicas!

Mancadas

  • 1 - Guia homem não deve estender a mão para as mulheres estrangeiras (nos Estados Unidos é considerado falta de educação), a não ser quando elas estendem aí sim deve responder. Isto não se aplica à guia mulher.
  • 2 - Contar todo o tempo o número de passageiros, estar certo que em momento algum lhe falta algum.
  • 3 - Quando as refeições estão incluídas no pacote, informe-se com a agência se as bebidas estão incluídas e informar aos pax. Caso não estejam, informar o preço que o restaurante cobra para não haver protestos depois de que os preços estavam muito caros!
  • 4 - As informações culturais que devemos dar não são mais importantes do que os pequenos detalhes técnicos.
  • 5 - Caso você não saiba responder a alguma pergunta, diga que não sabe e que assim que puder vai procurar saber para informar mais tarde. Em hipótese alguma dê informações aleatórias, o passageiro pode estar testando os seus conhecimentos!
  • 6 - Procure saber a localização dos lugares a serem visitados para estabelecer os tempos que você tem para ir de um lugar ao outro. Conte sempre com problemas de trânsito.
  • 7 - Se você vai a um restaurante avise aos passageiros antes de desembarcarem que devem estar de volta no horário marcado para não atrasarem para a próxima etapa, por exemplo: jantar + Plataforma ou almoço + tour.
  • 8 - Se você tem um grupo muito heterogêneo, calcule um tempo maior para algumas visitas. Pessoas de mais idade ou com alguma dificuldade costumam levar mais tempo para caminhadas e jovens costumam interessar-se por coisas diferentes.
  • 9 - Antes de vender opcionais verifique se o passageiro tem condições físicas para estes passeios.
  • 10 - Ao solicitar guias para os passeios alternativos, informe ao operador pelo menos dois idiomas. Muitas vezes os passageiros que falam idiomas exóticos julgam que no Brasil ninguém fala o seu idioma, mas ficam felizes se algum guia domina também este idioma.
  • 11 - Tendo que buscar passageiros no aeroporto verifique antes o horário do vôo do seu cliente, alguns vôos atrasam muito e outros adiantam. Informações pela Internet: www.infraero.gov.br - clicar em vôos On-Line no canto superior à esquerda, pelo telefone 2222-4050 / 3398-5050 ou consulte a companhia aérea. Já cheguei adiantado e o passageiro já me esperava.
  • 12 - Tente evitar assumir um compromisso logo após o outro, na maioria das vezes não dá certo, você pode ficar preso no trânsito ou outra razão e acabar atrasando para o segundo compromisso.
  • 13 - Tenha sempre consigo um livreto o "Guia do Rio", da Prefeitura, que tem a maioria das informações básica de que precisamos.
  • 14 - Procure perceber que tipo de informações o turista quer e necessita, evite falar como que seguindo um roteiro pré-estabelecido ou dar um aula. Alguns turistas querem apenas uma informação básica e nada mais.
  • 15 - Na tentativa de sermos simpáticos ou demonstrar conhecimentos nos tornamos muitas vezes inconvenientes. Dê apenas informações concisas, deixe as demais para quando você conhecer melhor o seu cliente.
  • 16 - Para aqueles que não dominam o idioma espanhol e se verem na necessidade de dar alguma informação, saiba que muitas palavras são iguais às portuguesas, mas querem dizer outra coisa (palavras heterossemânticas). Ainda que você não vá trabalhar com este idioma, procure conhecer pelo menos estas palavras para evitar constrangimentos.
  • 17 - A maioria dos passageiros procura muito mais alegria e divertimento do que informação, mas não seja um palhaço!
  • 18 - Se você está dando informações em um ônibus de turismo trabalhe em harmonia com o motorista. Não só ele pode ajudar muito como também, em alguns casos, ele poderá até ter mais informações do que você sobre alguns assuntos. Há alguns motoristas que também são guias de turismo!!!
  • 19 - Procure observar que tipo de informação o turista mais gosta sem entretanto entrar em sua intimidade. Em alguns casos quanto menos você falar, melhor.
  • 20 - Seja realista, não tente difamar o lugar nem "enfeitar o pavão". em alguns casos depende do seu trabalho para que o turista volte outra vez.
  • 21 - Tenha em consciência que um bom trabalho tem a sua recompensa. Seja exemplo para os demais guias. Procure fazer cursos de reciclagem, assista a palestras, compre livros, freqüente à biblioteca e tenha contato com outros guias. Quanto melhor os profissionais de turismo, melhor será a remuneração!!!
PROVÉRBIO CHINÊS: "Aprender com seus próprios erros é sinal de inteligência, mas aprender com o erro dos outros é sinal de sabedoria". (você não precisa errar para aprender!!)








     Visite nosso site sem qualquer compromisso inicial !