Supertrilha ecológica será aberta em 2016



Com 180 km dos 250 km já concluídos, o percurso ‘Transcarioca’
será a maior trilha em área urbana do mundo
Uma supertrilha de 250 quilômetros passando por morros e florestas do Rio e seis vezes maior do que corredor de ônibus do BRT deverá ser aberta para cariocas e turistas no ano que vem, quando a cidade sediará a Olimpíada. A ‘Transcarioca’, ligando a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio, será a maior trilha para caminhada em área urbana do mundo. O projeto idealizado, há 20 anos, ganhou reforço extra para finalmente sair do papel: a transformação do percurso em Área de Proteção Ambiental (APA), sugerida à Câmara de Vereadores, pela bióloga Sônia Peixoto.



A pé, o trajeto ao ar livre levará até 20 dias para ser percorrido, passando pelos principais parques da cidade, o Nacional da Tijuca e o Estadual da Pedra Branca. A distância equivale a uma viagem entre Mangaratiba, na Costa Verde, até Cabo Frio, na Região dos Lagos. Hoje, já é possível percorrer trilhas fragmentadas ao longo do caminho que já está sinalizado.

Estamos otimistas quanto à boa vontade dos governantes em nos ajudar na conclusão deste ideal”, torce o diplomata Pedro Menezes, autor da proposta em 1995. Em quatro anos, ele completou o percurso inteiro, por etapas, e publicou o livro ‘Transcarioca: todos os passos de um sonho’, em 2000, que se tornou um marco sobre trilhas de longa distância no Brasil.

Até agora, 180 km foram traçados pelo Mosaico Carioca, entidade responsável pela Transcarioca, que une governos municipal, estadual e federal. Quando incluir a Restinga de Marambaia, terá mais 70 km.

Um dos pontos que ainda precisam de atenção em segurança é a ligação entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca. Há outros lugares de risco como na mata nos arredores do Morro da Covanca e dos Pretos Forros, em Jacarepaguá, frequentemente usados como esconderijos por traficantes. Por enquanto, o percurso possui trechos que podem ser feitos em etapas. Cada um dura entre 2h e 4h e atravessa cachoeiras e mirantes.




Estudo de viabilidade

A supertrilha brasileira foi considerada um dos melhores exemplos mundiais de gestão e estímulo à criação de corredores entre unidades de conservação urbanas, pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A UICN sugere que o caminho seja copiado por outros países.

O traçado definitivo do trajeto contempla a passagem pelos principais atrativos ecoturísticos da cidade, como a Vista Chinesa. Para sua elaboração foram visitadas e fotografadas cerca de 100 trilhas de longo curso em mais de 50 países. “A metodologia utilizada na sinalização não reinventa a roda. Segue o padrão em vigor em caminhos de longo curso europeus e norte-americanos”, diz Pedro Menezes.

O vereador Célio Lupparelli (DEM) enviará, em fevereiro, estudo de viabilidade do projeto e uma indicação legislativa ao prefeito Eduardo Paes para que a supertrilha se enquadre em uma APA.

“É um sonho, alimentado pelos mais de oito mil voluntários que ajudam na manutenção, sem nenhuma ajuda oficial em boa parte de seus trechos. Este equipamento público é uma ferramenta de conservação de espécies raras da fauna e da flora, que ainda restam no município”, diz Lupparelli. Para saber mais, acesse a página do projeto(www.facebook.com/TrilhaTranscarioca)