10 de Maio – Dia do Guia de Turismo



No próximo dia 10 de maio é comemorado o Dia do Guia de Turismo. Esses profissionais são responsáveis por receber os turistas de forma calorosa, além de auxiliá-los para que façam uma viagem inesquecível. Mas, você sabe como surgiu essa profissão?

A profissão é antiga, possui os primeiros relatos por volta de 440 a.C. quando alguns soldados eram responsáveis por orientar militares durante as guerras por territórios totalmente desconhecidos. Porém, foi em 1993 que a profissão foi reconhecida pela legislação brasileira.

Os Guias de Turismo se tornaram sinônimo de receptividade. Eles possuem a função de acompanhar, orientar e informar os turistas em viagens nacionais e internacionais, fazendo com que os mesmos conheçam a cultura e os costumes locais, os principais pontos turísticos e possam usufruir de todos os passeios com segurança.

O guia, para se tornar um profissional exemplar, deve ser carismático, estudar sobre a história da região em que apresentará aos turistas e possuir noções básicas de segurança. Além disso, ele tem como papel principal transmitir a consciência ambiental para que os viajantes preservem o destino visitado e mantenham a beleza e tradição do local.

Essa é uma das poucas profissões que são regulamentadas por lei na área do Turismo. Quem se interessar em ser guia, deve procurar cursos em instituições de ensino regulamentadas pelo Ministério do Turismo e escolher a certificação para guia regional, estadual, nacional, entre outras vertentes.

Essa é uma data muito importante para nós e deve ser celebrada com muito carinho, pois são esses profissionais que tornam a viagem de muitos turistas inesquecíveis e são responsáveis por estimular novas viagens, fazendo com que o mercado turístico cresça cada vez mais. Parabéns a todos os Guias de Turismo!

“O guia de turismo é a única profissão do setor que é regulamentada por Lei."

Exija que o guia apresente a credencial do Ministério do Turismo. Confira seu credenciamento no Cadastur.

O verdadeiro guia atua dentro da legalidade. Não siga os falsos profissionais”, alerta a presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo, Irma Karla.

Ela propõe que o viajante já inclua a contratação do guia de turismo no planejamento da viagem.

A legislação em vigor qualifica o guia de turismo como profissional cadastrado no Ministério do Turismo, cujas funções são as de acompanhar e orientar pessoas ou grupos de turistas ou viajantes, assim como transmitir-lhes informações, durante visitas, viagens ou deslocamentos no país ou no exterior.


Fonte: Mtur/Max Gonçalves
Protur Turismo compartilhou a publicação de Rodrigo Nogueira.
http://jornalturismoeeventos.com.br/2016/04/18/a-importancia-do-guia-de-turismo-como-parceiro-do-viajante/