PUBLICAÇÃO EM: 01-NOV-2013


Tribunal de Contas da União suspende as obras do Complexo Paineiras!



A suspensão ocorreu devido a possíveis falhas e irregularidades na execução do projeto. A principal suspeita investigada é a “inexistência de licenciamento ambiental emitido pela autoridade competente” para obra dentro de uma unidade de conservação federal.

Foi a AMAST - Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, a Viva Cosme Velho e o My Green que fizeram a denúncia e também criaram uma campanha no Panela de Pressão contra a construção do complexo no meio das Paineiras, que seria de 20.496 metros quadrados, com garagem para 395 carros, dois restaurantes, botequim, loja de souvenir, centro de exposições e centro de convenções para 400 pessoas. Pressione contra a construção do complexo:http://paneladepressao.org.br/campaigns/350

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Iphan, o Ibama, a administração do Parque da Tijuca e o Consórcio Paineiras Corcovado têm 15 dias para apresentar ao TCU explicações sobre possíveis falhas e irregularidades na execução do projeto. Para pressionar todos eles contra a construção do complexo, acesse:http://paneladepressao.org.br/campaigns/350

Leia a notícia completa: http://oglobo.globo.com/rio/tcu-suspende-construcao-de-complexo-turistico-no-morro-do-corcovado-10621283


EDIFÍCIO GARAGEM NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA? JAMAIS!


Um projeto equivocado ameaça parte importante do Parque Nacional da Tijuca, ambiente declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, que abriga a maior floresta urbana e heterogênea do mundo, plantada pela mão do homem.

A construção de um complexo comercial, de 20.496 metros quadrados, garagem para 395 carros, dois restaurantes, botequim, loja de suvenires, centro de exposições e centro de convenções para 400 pessoas. Para o empreendimento, 232 árvores serão derrubadas.

A construção de um edifício garagem e a criação de vagas de estacionamento de alta rotatividade irão aumentar ainda mais a circulação de automóveis e vans no interior do Parque, degradando a qualidade da vida local e agredindo o meio ambiente que precisa ser protegido.

Trata-se de um projeto que traz enormes prejuízos para a floresta que é um dos mais importantes santuários e um dos maiores orgulhos de nossa cidade.

EXIGIMOS:

1. A suspensão imediata de todas as iniciativas voltadas para a criação de novas vagas de estacionamento e a eliminação de todas as vagas atualmente existentes.

2. A implantação urgente de linhas de transporte público, não poluidoras, operando de modo circular e sem estacionamento no local, partindo de pontos diversos da cidade e alcançando diretamente a Praça do Monumento do Corcovado.

3. A suspensão imediata de todas as iniciativas de transformação do antigo prédio do Hotel das Paineiras em empreendimento comercial destinado a consumo de bens e serviços.

4. A transformação da sede do antigo Hotel das Paineiras em um Centro de Apoio, de Referencia Educação e Informação sobre o Parque Nacional e a Mata Atlântica.



Fonte:
http://paneladepressao.org.br/campaigns/350
AMAST - Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa compartilhou um link.
1 de novembro - POSTAGEM ENVIADA POR NOSSOS PARCEIROs DA "REDE MEU RIO".
(Parceiros, aliás, da melhor qualidade, aos quais temos muito o que agradecer!)
PLANTÃO #PanelaDePressão