Centro Cultural Ação da Cidadania

O Centro Cultural da Ação da Cidadania é um presente para o Rio de Janeiro


O Prédio:

Construído em 1871 por André Rebouças foi o primeiro Armazém da Região Portuária do Rio de Janeiro. Singular em dimensão e características arquitetônicas tem aproximadamente 14.000 m2 de área construída em dois pisos - o térreo e o mezanino, e um espaço interno com 168 metros de comprimento e 36 metros de largura.

A reforma foi iniciada em 2002, com projeto do arquiteto Hélio Pellegrino, com o objetivo de preparar o espaço para abrigar um centro de excelência em cultura e inclusão social. A primeira etapa, que incluiu a restauração do interior do armazém e a reestruturação da parte elétrica e hidráulica, foi financiada pela Petrobrás através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para terminar a obra e implantar seus segmentos, a Ação da Cidadania está em fase da captação e busca de empresas socialmente responsáveis.

Cultura e Formação:

Programações regulares de qualidade, com profissionais consagrados em diferentes manifestações, para promover o gosto pelas artes, o debate, a formação de platéia e o intercâmbio cultural; Em todos os segmentos haverá capacitação de 3.000 crianças e jovens em situação de risco social, iniciando-os na arte e cultura, fazendo-os atuar e contribuir na difusão e desenvolvimento de diferentes manifestações artístico-culturais.

Espaços:

Espaço de convivência

Um ambiente agradável e charmoso que irá proporcionar opções de alimentação e consumo de bens culturais e sociais, além de promover programações variadas, entre elas: debates, lançamento de livros, recitais, etc. O objetivo é gerar um tráfego permanente de visitantes no Centro Cultural.

Espaço de exposições

Localizado em dois ambientes, aptos a receber as mais diversas exposições de pintura, escultura, fotografia e gravura, além de feiras, congressos, desfiles e outras atividades.??Distribuição:??1. Primeiro piso: espaço principal com 2.109 m2;?2. Mezanino: espaço com 1.194 m2.

Espaço Renato Russo de Música e Cidadania:

Será equipado com os mais modernos requisitos cênicos de iluminação e som para a realização de programação profissional diversificada. Apto a receber 1.500 pessoas sentadas ou 3.000 pessoas em pé. Instalações:

1. Área de 1.200 m2 de vão livre;
2. Palco de 12 metros de profundidade por 12 metros de boca de cena;
3. Acústica com revestimento e isolamento de som que agregam qualidade e controle de reverberação;
4. Oito camarins;
5. Quatro banheiros;
6. Área para bar com 60 metros.


Espaço Domingos Oliveira de Teatro e Cidadania:

Sala de teatro profissional projetada pelo cenógrafo Marcos Flaksman, que utilizará a mais moderna tecnologia para oferecer uma programação profissional diferenciada de teatro, música e dança, além de debates e outras atividades afins em torno de questões prementes que atingem sociedades e são alvo de interesse público. Instalações:

1. Capacidade para 350 pessoas;
2. Foyer de 150 m2;
3. Quatro camarins.


Pólo de Cinema e Vídeo:

Duas salas de cinema modernas e confortáveis, com aproximadamente 150 lugares cada uma, que também poderão ser usadas como auditório. Sua programação vai privilegiar filmes e vídeos que estimulem um debate de cunho pedagógico, além da discussão do próprio cinema como arte e instrumento de cidadania. Instalações:

1. Estúdio: para aulas práticas de fotografia, câmera, maquinária e elétrica, com fundo infinito e grid de luz, além de servir de base para as gravações do Pólo.
2. Sala de Edição: com equipamentos para os trabalhos didáticos e produção de cinema e vídeo, e arquivo de fitas.
3. Sala de Produção do Núcleo.
4. Sala de Aula teórica: capacidade para 50 alunos.
5. Sala de Coordenação /Administração


Espaço Gastronômico:

Localizado no segundo piso e com vista panorâmica para o Centro Cultural é destinado a implantação de um restaurante, café literário e realização de eventos gastronômicos.

“O Centro Cultural da Ação da Cidadania é um presente para o Rio de Janeiro”




AÇÃO DA CIDADANIA OFERECE OFICINAS GRATUITAS

O Centro Cultural Ação da Cidadania, que ocupa um armazém construído em 1871 por André Rebouças na Avenida Barão de Tefé, 75, oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas. No coração da região portuária, com 14.000 m², o local foi reformado em 2002 para abrigar um centro de excelência em cultura e inclusão social.

Na última quarta-feira, dia 28 de setembro, a Oficina de Cultura Negra e o projeto Esporte e Cidadania iniciou novo ciclo de atividades. A oficina será ministrada até dezembro, às quartas-feiras, e já está em sua segunda edição. ?O projeto esportivo tem foco nos jovens e crianças da região portuária e pretende ser um ponto de atividades físicas perto de casa para a comunidade do entorno?, explica Ana Redig, assessora de Comunicação da Ação da Cidadania.

Cursos abordam Cultura Negra

A Oficina de Cultura Negra é aberta ao público e tem como objetivo informar, fortalecer a auto-estima e transformar em ações o conhecimento adquirido em sala de aula. João Batista, coordenador de Ações Sociais da Ação da Cidadania e organizador do curso, fala da importância dos temas. "Temos na nossa organização 870 comitês espalhados em comunidades de 21 municípios do Rio, a maioria na baixada. Desses, mais de 90% é formado por negros e negras. Eles precisam conhecer a história e o papel da sua raça na sociedade", defende.

A ementa aborda Leis pré-abolicionistas, Discriminação Racial e História da Escravidão. O Centro Cultural fica em frente ao Cais do Valongo, utilizado para o desembarque de milhares de escravos no século XVIII e descoberto durante as escavações do projeto Porto Maravilha. "Isso faz da oficina algo muito mais verdadeiro", reforça Batista.

Sempre às quartas feiras, das 14h às 16h, a oficina é totalmente gratuita e inclui o material didático distribuído. Os alunos com 80% de presença terão direito a certificado de participação. Para mais informações, entrar em contato com João Batista no telefone 2233-7460.

Esporte e Cidadania

O projeto atenderá a crianças e adolescentes, entre 8 e 15 anos, residentes do Morro da Providência, Morro do Pinto, Morro da Conceição, Saúde e Gamboa. Em parceria com o Instituto Esporte e Educação, serão oferecidas aulas de vôlei, futebol, corrida orientada e basquete, segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 11h. Além da atividade física, os alunos vão participar de oficinas de reciclagem, focadas na produção de materiais esportivos.

As inscrições devem ser feitas no próprio Centro Cultural Ação da Cidadania, e é necessário comprovar que as crianças e jovens estão matriculados na escola. Para mais informações, entrar em contato com Lívia no telefone 9566-7043.



• Prefeitura do Rio

CDURP - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro
Rua Sacadura Cabral, 133 | Saúde, Região Portuária | Rio de Janeiro | RJ | CEP:20081-261 | Tel.: (21) 2153-1400