Alemão vai abrigar novo
polo gastronômico do Rio

Sebrae já capacita donos de restaurantes da comunidade,
que recebem muitosturistas. Anúncio foi feito durante
o 9º debate da série ‘Rio sem Fronteiras’



O Complexo do Alemão vai ganhar um polo gastronômico ainda este ano. O anúncio foi feito por Fabiana Ramos, analista do Sebrae, durante o 9º debate da série ‘Rio, Cidade sem Fronteiras’, promovido pelos jornais O DIA e ‘Meia Hora’ na sede da ONG Educap, na Rua Canitar, Alemão, na quinta-feira. O polo reunirá, principalmente, empreendimentos da região de Nova Brasília.

Fabiana anuncia a criação do polo juntamente com Mara Adell, o mediador André Balocco e Helber Venâncio, da AgeRio

“Já estamos capacitando os proprietários de restaurantes da comunidade e, se tudo der certo, pediremos à prefeitura que dê seu ‘ok’ à criação do pólo até o fim deste ano”, afirmou Fabiana, ressaltando que o papel do Sebrae é aproveitar as iniciativas já existentes no morro, capacitando os empreendedores para se organizarem. “Os empreendedores poderão fazer compras coletivas e se aliar aos que trabalham com turismo. É uma relação ganha-ganha.”

Fabiana deixou claro que polo não é um espaço físico, mas sim orientação e capacitação de empreendedores da favela para se fortalecerem mutuamente.

O debate foi aberto por Lúcia Cabral, da Educap. Cria da comunidade, ela ressaltou que empreender não é apenas uma forma de subsistência — é preciso formação — e criticou a falta de cuidados com os jovens. “Para gerir um negócio é preciso que haja mais investimento na Educação”, afirmou.

Logo depois dela foi a vez de Dálcio Marinho, do Observatório de Favelas. Com um raio-x do empreendedorismo do Complexo da Maré, sede da ONG, Dálcio pediu respeito às tradições do comércio na favela para que os empreendedores, que hoje estão lá, não sejam ‘expulsos’ após a prometida pacificação. “Não é chegar e exigir a formalização. É preciso entender como funciona o local, em primeiro lugar.”

Mara Adell, professora de empreendedorismo e uma das coordneadores da Feira Solidária, que funciona nos fins de semana ao lado da Estação Palmeiras do Alemão, falou sobre a história do local. Para expor, é preciso que 70% do trabalho tenha sido feito artesanalmente. Ela foi uma das que mais responderam perguntas do público.

‘Copa é uma oportunidade’

Também presente na mesa do debate, o superintendente de microcrédito da AgeRio (Agência de Fomento do Rio), Helber Venâncio, mostrou confiança no crescimento dos negócios em favelas pacificadas. Apesar de frisar que trabalha com a meta de 7 mil financiamentos até o fim do ano, Helber avalia as tendências do mercado neste momento e aposta que o número será bem maior.

“Acredito que poderemos chegar a 10 mil, caso o cenário continue como hoje”, disse. Para Helber, a Copa é uma grande oportunidade para a favela crescer. “Há uma demanada muito grande e aquecida.” A agência, que substituiu o Banerj como banco de fomento à economia, financia de R$ 300 a R$ 15 mil por operação. “Para que os negócios funcionem, é preciso ter a vertente econômica também. E nós temos”

Ele elogiou a capacidade de pagamento dos seus clientes e lembrou que, na favela, a taxa de inadimplência é de 1,5%, contra 3% em média nos grandes bancos.

FONTE:
TÁSSIA DI CARVALHO
O DIA - 01/03/2014 23:44:11



Bistrô Estação R&R Jazz e Bossa Nova

Mesmo com tantos boatos negativos dentro do nosso Complexo do Alemão, hoje tivemos momentos Jazz e Bosa Nova,contrariando os últimos acontecimentos ruins na comunidade.

Amigos,moradores e visitantes prestigiaram o francês Alfredo Buendía no Bistrô Estação R&R.

O momento que não esperávamos....

Nada melhor que encontrar com os amigos ,conversar e ouvir uma boa musica,beber uma boa cerveja ou saborear o que oferece o nosso Bistrô Estação R&R na Nova Brasilia.

Mas Infelizmente nesta mesma noite muitos boatos e até mesmo os próprios policias na rua estavam passando impuseram como uma ordem para fechar o estabelecimento mais cedo, isso causou um certo desconforto tanto para os moradores ,comerciantes e os visitantes que deixam de se descontrair num ambiente tão agradável e ficam preocupados pensando se algo ruim possa vir acontecer. É uma pena que com tantas coisas boas para curtir numa sexta feira a noite dentro da nossa comunidade seja interrompida dessa forma e fique tudo abalado num clima tenso e que nem se sabe o por quê .

Acreditamos que essa fase passe logo e nossa comunidade possa ficar com um clima de paz e todos possamos ter a nossa alegria de sempre ,nossa liberdade de trabalhar e poder ter o nosso lazer que sempre existiu .


Amigos reunidos e curtindo o Jazz de Alfredo Buendía


Jazz e Bossa Nova com apresentação ao Vivo do francês Alfredo Buendía.

A descontração estava presente como todos os fins de semana.
Musicas e bate papo ao ar livre tira todo o stress ...
Muito bom ver a descontração dos amigos.
Linda voz e perfeição tem que comparecer e prestigiar no nosso cantinho da Lapa da BR ,Bistrô Estação R&R.



FONTE:
Postado há 4th May 2013 por '' JORNAL ALEMÃO NOTICIAS''
http://jornalalemaonoticias.blogspot.com.br/2013/05/bistro-estacao-r-jazz-e-bossa-nova.html