Em 2017, a Festa Literária de Santa Teresa – FLIST (20 e 21 de maio) acontece no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, na Livraria Largo das Letras, no Museu Chácara do Céu e no Estúdio Denise Tenório, além do circuito cultural gastronômico com atrações nos restaurantes Café do Alto, Alda Maria Doces Portugueses, Espírito Santa, Maloca Carioca e Cereal.

Uma programação diversificada, com atividades gratuitas para o público, vai apresentar a literatura como personagem principal que conversa com outras artes: pintura, teatro, dança, música e atividades circences.
Barracas de comidas e entretenimentos estarão espalhadas pelo Parque das Ruínas.
12 restaurantes de Santa Teresa fazem parte do circuito gastronômico, com pratos criados especialmente para os tributos da FLIST: Violeta Parra (100 anos), Tom Jobim (90 anos) e Cássia Eller (55 anos).

O protagonismo feminino é o foco da abordagem da FLIST, que dará voz às artistas e aos grupos minoritários. Literatura, bordado, alimentação, artesanato, amor e saúde da mulher são temas que serão debatidos nos encontros e atividades.

No Parque das Ruínas, há um espaço exclusivamente para crianças: a Biblioteca-Picadeiro (leituras de histórias, livros para serem manuseados e lidos, contações de histórias, performances de ilustração e bate papos sobre livros e autógrafos com autores).

Para os jovens e os adultos, há atividades no Auditório no interior das Ruínas (principalmente peças de teatro e apresentações musicais), na Galeria (as homenagens às autoras e debates sobre livros e literatura), no Túnel Literário (bate-papos e encontros), no Palanque das Letras (contação de histórias, leitura de poesia).
As homenagens a Conceição Evaristo e Graça Lima serão seguidas de sessão de autógrafos.

Ao final de cada dia, o público é convidado a se confraternizar com as apresentações musicais, no Palcão.

Passeie os olhos pelas exposições que estarão no Interior das Ruínas, nas Varandas, na Galeria e nos espaços onde você menos esperar.

Dias 20 e 21 de maio, Santa Teresa se veste de literatura!

O CEAT

Uma das iniciativas do CEAT é a Festa Literária de Santa Teresa – FLIST, que conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Secretaria Municipal de Cultura é nossa parceira desde a primeira edição.
E contamos ainda com parcerias da Riotur, Secretaria Municipal de Educação, editoras e livrarias.
A realização da FLIST é uma importante estratégia de incentivo à leitura e uma proposta de reflexão sobre a formação do leitor e as práticas leitoras na contemporaneidade.

Nas edições da FLIST consagramos autores e propomos atividades leitoras interdisciplinares.
Em 2017, homenageamos as mulheres: a escritora Conceição Evaristo e a ilustradora Graça Lima.

E prestamos tributos aos 100 anos de Violeta parra, aos 90 anos de Tom Jobim e aos 55 anos de Cássia Eller.

Além da programação no Parque das Ruínas, visite outros locais do bairro, com um circuito cultural e gastronômico de dar água na boca!

Queremos compartilhar com o grande público uma programação variada com palestras, exposições, oficinas e apresentações.

Estão todos convidados a se apaixonarem pela Literatura!


Emília Maria Fernandes (Diretora do CEAT )